"Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade"

(Elmer Letterman)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Atos inseguros, qual sua origem?






Para sabermos qual a origem dos atos inseguros vejamos uma de suas definições:

"É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir em altas velocidades."

Se seguirmos esta métrica entender-mos-ia como "culpa" ou responsabilidade única do autor do fato a pratica executada, mas com certeza não é tão simples assim.
Tomemos como base as duas imagens acima, é senso comum do ser humano o reconhecimento do perigo,então por qual motivo eles são levados a cometer estes atos?
A resposta é muito simples, falta de planejamento, não apenas de quem executa a tarefa mas principalmente de quem a idealiza ou nomeando responsáveis, quem define a execução do serviço.
O interessante é o descaso que as pessoas demonstram com a vida de se us semelhantes e com a própria pois existe até mesmo artigo do código penal que prevê penas conforme o artigo 132 abaixo listado:

Perigo para a vida ou saúde de outrem

"Art. 132 - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, se o fato não constitui crime mais
grave.
Parágrafo único - A pena é aumentada de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um terço) se a exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestação de serviços em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais."

Mas como prevencionista a lei o custo ou mesmo a imagem negativa que advêm destes fatos são ínfimos se compararmos ao que reflete para vida humana que pode se perder em caso de fatalidade ou mesmo se o acidentado se mantiver entre nos, quais serão a suas conseqüências?
Vamos pensar...
Daniel Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário