"Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade"

(Elmer Letterman)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dicas para treinar melhor os seus funcionários

Quando você abre sua empresa é normal acontecer de diversas responsabilidades caírem diretamente sobre você, ainda mais em se tratando de uma pequena empresa, onde o empresário costuma ser responsável por ações de cunho financeiro, organizacional, comercial entre outras. Estar sobrecarregado de trabalho, nestes casos, é mais comum do que se imagina.

Porém, uma parte importante do gerenciamento de uma empresa é esquecida por muitos destes empresários, e é justamente a parte mais falada dentro dos cursos de gestão: a importância do líder como capacitador dos colaboradores. Cabe ao gestor, também, a responsabilidade de orientar seus colaboradores na busca da capacitação contínua dentro de suas competências.

Por isso, vou deixar abaixo algumas dicas para melhor treinar seus funcionários. Fique de olho:

Treinar não é só ensinar a executar uma tarefa: Você deve transmitir as informações, destacando os porquês relacionados a uma tarefa e suas consequências futuras, além de dar autonomia ao funcionário para que explore diferentes maneiras de fazer a mesma tarefa. Caso contrário, um único ponto diferente no procedimento e seu funcionário poderá não saber resolver.
Reconhecer que todos os líderes tem responsabilidade de formação: Os líderes devem estar sempre preparados para aprender e ensinar, isto os obriga a estarem sempre se aperfeiçoando e buscando o novo. Pense no gestor de uma empresa como sendo um professor, é muito bom quando ele sempre nos apresenta o que tem de melhor e mais moderno sobre um assunto, e o mesmo deve acontecer com o líder, suas ações vão muito além da empresa.
Entender o aprendizado como algo contínuo: Seu funcionário já está treinado e operando de forma eficiente, mas isso não é sinônimo de que o seu trabalho acabou. Um bom gestor motiva o funcionário a buscar o conhecimento contínuo, patrocinando cursos de reciclagem e de novas competências. Nem sempre funciona assim, mas deveria.
Encorajar aos próprios funcionários a repassar o conhecimento: A melhor forma de aprender é ensinando, então cabe ao gestor motivar os seus colaboradores a transmitir diversos conhecimentos entre si e, com o crescimento da empresa, transmitir aos novos líderes a mesma necessidade de estar sempre treinando seus colaboradores.
Com estas dicas é possível se sentir mais confortável ao treinar seus funcionários, sabendo de suas obrigações e tendo a real noção da importância de um bom treinamento.

Autor :Claudio Henrique de Castro, 23 anos, formado em Administração com ênfase em comércio exterior e pós-graduando em Finança Empresarial. É empresário do ramo de alimentos e eventos, escreve sobre o desafio e a satisfação de gerir uma pequena empresa. É editor do blog www.papoempresario.blogspot.com


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