"Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade"

(Elmer Letterman)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A transdiciplinaridade


O entendimento da transdiciplinaridade retira da subjetividade a possibilidade real da união de conhecimentos de forma concisa, torna-se possível entender como a esta gama se interliga a gama de conhecimentos. Percebemos que verdades absolutas causam duvidas absolutas que encontram certezas em outras em outras verdades.
Se compararmos o conhecimento com formas geométricas, podemos comparar o contexto unidiciplinar a um quadrado forma precisa, porém se considerarmos seu traço como via, interromperemos o caminho em um de seus ângulos, mas se considerarmos este mesmo caminho um circulo, temos a transdiciplinalidade fluindo se completando e formando algo único e ininterrupto.
Ao entrar em contato com este conceito podemos notar em nosso cotidiano que tudo depende de tudo e um conhecimento é intrínseco a outro.
Com a diversidade de exemplos que poderiam ser ressaltados foi escolhido um que por si já demonstra ser um caminho a seguir; a historia de Morihei Ueshiba criador do Aikido, um estudioso das artes marciais, especialista em Ju Jitsu, esgrima e luta com lanças.
Após muitos anos estudando artes marciais e diversas religiões, Morihei percebeu que não havia encontrado respostas para seus anseios pessoais.
Assim, após peregrinar pela Ásia e obter novos conhecimentos espirituais, ele cria o Aikido , baseado em seus conhecimentos sobre artes marciais e ideologia de que o homem tem de crescer interiormente para poder enfrentar os desafios exteriores.
Aikido (AI: Harmonia; KI: Energia; DO: Caminho), como definiu Morihei Ueshiba é uma arte marcial que busca aliar capacidade de defesa, poder físico, espiritualidade e naturalidade.
No âmbito da defesa, pode-se dizer que o praticante de aikido está apto a praticar golpes de projeção, torção, aprisionamento e rolamento.
Seus fundamentos filosóficos são a disciplina, o respeito, a valorização dos mais velhos, a honra e a gratidão.
Nesta arte que não existem competições, pois o praticante não busca medir seus forças com outrem, busca sim ser melhor do que ele mesmo a cada dia (uma luta interna).
Analisando no campo da transdiciplinalidade, Morihei Ueshiba praticante de artes marciais sentiu-se incompleto com seus conhecimentos e buscou outros conhecimentos dentro das religiões e filosofias para completar a sua técnica, este é o pilar ou pedra angular deste novo paradigma.
Vejamos a “complexidade” desta busca, procurar no campo do pensamento e dá fé algo que completaria uma atividade física criando uma arte marcial que é voltada para paz.
Complexidade é um termo que ganha força nestes novos tempos do pensamento humano, que segundo Edgar Morin “vem de um ser complexo, capaz de se auto-organizar e de estabelecer relações com o outro e é nessa relação de alteridade que o sujeito encontra a autotranscendência, superando-se, interferindo e modificando o seu meio num processo de auto-eco-organização a partir de sua dimensão ética que reflete seus valores, escolhas e percepções do mundo”.
Agora analisemos o que Edgar Morin e Morihei Ueshiba têm em comum no conceito da transdiciplinalidade e complexidade no contexto acadêmico de um aluno pós graduando em Gestão Ambiental.
Para que isto seja possível vamos estabelecer um fluxograma do conhecimento do aluno em questão, formado em segurança do trabalho buscava uma forma de aliviar as pressões que o trabalho lhe imputa procurava uma atividade, porem este homem sendo admirador de esportes marciais não se adaptava a outros tipos de esportes, mas não podia corre o risco de machucar o rosto algo comum em esportes de,precisava então encontrar um meio termo quando em pesquisa lembrou-se de um amigo que lhe disse que havia visto uma arte marcial que apenas deslocava o agressor sem sofrer contato nocivo esta arte era o Aikido qual este aluno tornou-se praticante.
Nas aulas de Aikido este aluno obteve informações filosóficas e culturais nipônicas onde começou a sentir a necessidade de ampliar o seu conhecimento em tratar com seres humanos de diferentes crenças,costumes e classes sócias,pensando nisso procurou um curso acadêmico especifico que atingisse este nível de conhecimento,então formou-se em Recursos Humanos onde em um trabalho da matéria ministrada por um profissional de marketing que ministrava aulas de sustentabilidade foi desperto para área de meio Ambiente, começou então a Pós Graduação em Gestão Ambiental, onde em aulas de Legislação Ambiental que era ministrada não por um advogado e sim por uma Educadora ambiental teve seu primeiro contato com a Teoria da Transdiciplinaridade.
Ao ter o contato com esta teoria este estudante identificou a trajetória deste seu histórico e definiu um novo foco de pesquisa para sua vida “entender” de forma funcional e aplicável este novo paradigma e como preconiza Oscar Wilde “A verdade não é complexa, nós é que somos.”

Com este pensamento me coloquei a pensar quantas possibilidades o ‘terceiro envolvido pode nos oferecer, a começar por este artigo feito por um aluno para uma faculdade e avaliado por uma Educadora Ambiental que ministra Legislação Ambiental.Este aluno pode estar enganado pois poderia fundamentar seu colóquio com diversas citações copiadas da internet ou de pesquisa em diversos livros sobre o assunto, mas como de certa está mais humanizado se sentiu a vontade para correr o risco de ousar e ousar implica no risco de errar e errar é Humano.
Então uso da licença poética para falar em primeira pessoa neste trabalho acadêmico, pois eu vou focar meus esforço para me tornar multiciplinar ou em outro conceito multimídia e fazer a minha parte de humano para melhorar a humanidade

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